• Rua Fúlvio Aducci, 736 – Estreito – Florianópolis – SC
  • (48) 3244.6691 / (48) 3348.5119
  • Segunda a Sexta: 9h às 19h / Sábado: 9h às 13h

bela-sala-de-estar-pequena-e-simples-decorada-com-cores-neutras

A sala de estar, em especial, é um dos cômodos mais usados de uma casa, é também é o local onde podemos chamar de “cenário de boas vindas” de toda casa.

Por isso, decorar com consciência e planejamento, principalmente ambientes pequenos, pode ajudar e muito a conseguir um espaço mais agradável tanto para você e sua família, quanto para suas visitas.

Confira a baixo 30 dicas para decorar sua sala pequena:

30 – Menos é mais

decoracao-de-sala-de-estar-pequena-bonita-e-moderna

Em ambientes pequenos, aquele velho ditado: “Menos é mais.” faz todo o sentido.

Quanto menor o numero de coisas na sala, mais leve ficará o ambiente, e consequentemente parecerá ser maior. E esse é um princípio que muitas pessoas ignoram.

Seja simples. Se a sua sala de estar é pequena, procure usar ali, somente o que é realmente necessário para o bem-estar seu, de sua família e dos seus amigos.

Claro que cada caso, é um caso, mas aqui estão alguns bons exemplos do que você pode usar na sua sala de estar, respeitando o espaço dela:

  • Sofá
  • Poltrona
  • Cadeira
  • Pufe
  • Rack ou painel de TV
  • Mesa de centro (Mais recomendado para ambientes não tão pequenos.)
  • Tapete
  • Cortina
  • TV, DVD, aparelho de TV
  • Objetos de decoração
  • Iluminação

Quanto mais “clean” a decoração da sua sala de estar, mais espaçosa ela vai ser.

 

29 – Libere espaço

decoracao-de-sala-de-estar-pequena-rusticae

Elimine da sua sala de estar todas aquelas coisas que ninguém usa, ou que não serve pra nada.

Elimine:

  • Objetos de decoração desbotados com o tempo, ultrapassados e fora de moda.
  • Bugigangas.
  • Eletrônicos que quase nunca são usados.
  • Móveis a mais, que não valorizam o ambiente.

Algumas coisas só ocupam espaço do ambiente ou de um móvel, e o deixa com cara de bagunçado e apertado.

Elimine as coisas inúteis, assim você deixará o ambiente mais organizado, e também ficará mais fácil e rápido na hora de limpar.

Dica Rápida: Se tiver algo que você não usa regularmente por no máximo 3 anos, então esse item não serve para você, portanto doe esse item ou coloque ele à venda. Desapegue!

 

28 – Escolha um estilo de decoração que valorizará sua sala de estar pequena

sala-de-estar-pequena-com-decoracao-simples-e-bonita

Procure escolher um estilo decoração mais simples, por exemplo:

  • Contemporâneo
  • Minimalista
  • Estilo oriental
  • Moderno

Esses estilos possuem a simplicidade e as linhas retas como características em comum, e esses pontos valorizam e muito ambientes pequenos, pois geram a sensação de mais espaço por ser um estilo de decoração visualmente mais limpo.

Escolha apenas um estilo de decoração para sua sala de estar, assim ela não ficará sobrecarregada com muita informação.

 

27 – Busque pelo sofá ideal para o tamanho de sua sala de estar

sala-de-estar-pequena-com-decoracao-simples-e-bonitas

Um dos erros mais freqüentes na decoração de uma sala de estar pequena é o uso de sofás grandes demais ou pequenos demais para o espaço do cômodo.

O sofá não pode ser muito grande, se não ele passará o limite da área do cômodo e diminuirá o espaço para circulação das pessoas pelo ambiente.

Também não pode ser pequeno demais, pois você estará perdendo um espaço valioso e o ambiente não ficará com um visual legal.

O ideal é você escolher um sofá proporcional ao tamanho da sua sala de estar.

Se você for comprar um sofá, recomendo que você tire as medidas da sua sala, para escolher um sofá que melhor se encaixe no espaço, assim, você não correrá o risco de escolher um sofá muito grande ou muito pequeno.

 

26 – Prefira um sofá com linhas retas, menos profundidade, com uma cor lisa e neutra

sala-de-estar-pequena-com-decoracao-simples-e-bonitas9

Móveis com linhas retas são mais simples e cleans, por isso é uma ótima opção para decoração de salas de estar pequenas.

Sofás menos profundos ajudam a ganhar espaço quando se trata de ambientes pequenos.

móveis com cores lisas e neutras são as melhores opções para ambientes pequenos, pois não sobrecarregam o ambiente, e o melhor, combinam com tudo.

 

25 – Evite aqueles tradicionais sofás de 3 e 2 lugares

decoracao-de-sala-de-estar-pequena-sofa-de-3-e-2-lugares-errado

Sofás de 3 e 2 lugares ficam muito bem e salas de tamanho médio à grande, mas não é a melhor opção para decorar sala de estar pequena, pois ocupam bastante espaço e na maioria dos casos atrapalha a circulação pelo ambiente.

Para driblar esse problema, opte por apenas um sofá, e se precisar de mais acentos, use poltronas, banquinhos, cadeiras ou pufes.

 

24 – Sofás sem braços

decoracao-de-salas-de-estar-pequenas-quadradas

Sofá sem braços é uma ótima alternativa, pois amplia o campo de visão sobre o ambiente, sendo assim gera sensação de amplitude.

 

23 – Móveis com pernas expostas

sala-de-estar-pequena-com-decoracao-no-estilo-rustico-e-moderno

Se o piso da sua sala de estar estiver em boas condições, outra ótima alternativa para decoração de sala de estar pequena é incrementar na decoração móveis com pernas expostas, assim aumentará o campo de visão do piso e dará sensação que o cômodo é maior.

 

22 – Que tal decorar a sua sala de estar sem usar sofá?

decoracao-de-sala-de-estar-pequena-fotos

Parece impossível não é mesmo? Mas não é!

O maior móvel da nossa sala de estar com certeza é o sofá, não é mesmo?

Se a sua sala de estar é super pequena, e na sua casa vivem poucas pessoas, se pensarmos direito, não precisamos de muitos acentos, então podemos eliminar o sofá e ganhar um bom espaço de área, certo?

Pois é, o que podemos fazer é eliminar os sofás e optar por duas poltronas grandes e confortáveis, mais uma mesa de centro para apoiar as pernas e relaxar, e também podemos adicionar mais acentos, colocando alguns banquinhos ou pufes.

 

21 – Poltronas

decoracao-de-sala-de-estar-pequena-rustica

Poltronas alem de serem belos itens de decoração, também ajudam a ganhar bastante espaço numa sala de estar pequena.

Se sua sala de estar possui aquele típico jogo de sofás de 3 e 2 lugares, você pode fazer a substituição de um dos sofás por duas ou uma poltrona confortável.

Dica Extra: Prefira poltronas giratórias, pois são mais versáteis e práticas para usar em ambientes pequenos.

 

20 – Pufes

ffgd

Se o espaço e o estilo de decoração da sua sala de estar permitir, use pufes, pois são ótimas peças para acomodar mais pessoas (como visitas inesperadas), serve de mesa de apoio, e também dá um toque descontraído à decoração.

Dica Extra: Se você costuma ler na sala de estar ou assistir filmes em DVD, pufes-baú podem ser peças coringas para você na decoração da sua pequena sala de estar, pois ajudará a guardar e evitar de forma prática o acumulo de coisas espalhadas pela sala, como livros, revistas e DVD’s.

 

19 – Mesa de centro

fotos-de-decoracao-de-sala-de-estar-pequena

Se você optar em usar uma mesa de centro, escolha uma que tenha um tamanho pequeno e proporcional ao espaço, assim não prejudicará a circulação do ambiente.

Outra dica é optar por mesas de centro retangulares ou redondas, por que não fecharão tanto a passagem.

Dica Extra: Se você quer decorar a sua sala de estar com uma mesa de centro, mas a sua sala é muito pequena, opte por uma mesa de centro de vidro ou acrílico, pois ela não deixará a sala de estar com aspecto de pequena, pois é um móvel transparente.

Dica rápida: A mesa de centro deve ficar no máximo 60 cm de distância do sofá ou poltrona principal da sala e no mínimo 50 cm, para que você possa alcança-la sem precisar se levantar e também para ter espaço de passagem livre.

 

18 – Prefira móveis em tons mais claros

dicas-de-como-decorar-uma-sala-pequena

Em ambientes pequenos evite móveis escuros, por que eles deixarão o ambiente mais pesado e fechado, e dará a sensação que o ambiente é ainda menor do que o normal.

Por isso, vale sempre lembrar que cores e tons mais claros são ótimos para ambientes pequenos, pois gera claridade e amplitude ao local.

 

17 – Foque no moderno

decoracao-sala-de-estar-pequena-apartamento

Na decoração de sala de estar pequena, uma das coisas imprescindíveis para transformar o cômodo, e deixar ele mais bonito e confortável, é a modernidade.

Não que os móveis e itens mais antigos não sejam bonitos, mas são mais difíceis de incorporá-los na decoração de ambientes pequenos sem perder um pouco de espaço, pois são mais desenhados e com muito mais detalhes expressivos.

Invista em móveis, eletrônicos e acessórios modernos e minimalistas, pois eles possuem um design mais “limpo”, e isso ajuda bastante quando queremos gerar a sensação de amplitude num cômodo.

 

16 – Preze por móveis rasos

decoracao-de-sala-de-estar-pequena-de-apartamento

Opte por móveis como sofá, rack ou painel de TV com profundidade pequena, assim sua sala de estar ganhará mais alguns centímetros de espaço!

 

15 – Móveis planejados podem ser uma boa solução

decoracao-de-sala-de-estar-pequena

Para não perder nenhum centímetro de espaço, invista em móveis planejados, eles são feitos sob medida para encaixar perfeitamente em algum lugar especifico do cômodo.

É bom saber: Ao optar por móveis planejados, é bem provável que você não poderá mais mudar-los de lugar, pois são feitos sob medida para um determinado local.

 

14 – Preze pela circulação mais segura

Como a sua sala de estar é pequena, uma boa dica de segurança é você preferir móveis (principalmente racks, painel de TV e mesa de centro), com as quinas arredondadas, assim diminuirá as chances de acontecer algum acidente grave.

 

13 – Distribua os móveis de forma agradável e inteligente

decoracao-de-sala-de-estar-e-tv-pequena

Distribua os móveis da sua sala de estar de maneira que o fluxo de passagem seja livre, assim você evitará obstáculos pelo caminho que podem ser desagradáveis e também podem causar acidentes.

Dica Rápida: Nenhum móvel pode atrapalhar a circulação e o fluxo pelo ambiente, assim bem como a abertura de portas e janelas.

Dica Extra: Evite encostar os móveis nas paredes, assim evitará manchas ou “machucados” nas paredes e dará um bom efeito decorativo ao local. Tente deixar pelo menos 5 centímetros de espaço entre as costas do móvel e a parede.

 

12 – Tenha bastante atenção sobre os corredores de circulação

sala-de-estar-pequena-e-bonita

Recomendo sempre você deixar pelo menos 60 cm de espaço para passagem e circulação segura pelo cômodo.

Afinal ninguém gosta de empurrar um móvel ou ter que virar de lado para poder passar de um lado para outro.

 

11 – Incremente a decoração com móveis e acessórios transparentes

decoracao-de-sala-de-estar-muito-pequena

Móveis e objetos em vidro ou acrílico são os melhores amigos para decorar ambientes pequenos, já que quase somem na decoração.

Por serem transparentes, dão sensação de leveza ao espaço e se encaixam de forma bonita e despojada em vários estilos de decoração.

 

10 – Lembre-se de anotar todas as medidas antes de ir às compras

É de extrema importância que você meça as paredes e qualquer outro espaço disponível que você queira decorar antes de sair às compras.

Meça e anote as medidas, e se você for comprar pela internet, confirme as medidas do item entrando em contato com o site ou fabricante.

Se for comprar em loja física, leve um bloquinho de papel com as medidas e uma fita métrica para escolher a peça ideal.

Dica Extra: Não tenha vergonha de levar uma fita métrica ou uma trena na loja, meça os móveis ou equipamentos com cuidado e calma.

Medindo tudo direitinho, você evitará constrangimentos depois da compra, economizará tempo e também dinheiro!

 

09 – Tenha uma TV proporcional à sua sala de estar

sala-de-estar-pequena-decoracao

Um erro bastante comum que ocorre entre as pessoas na hora de decorar uma sala de estar pequena, é o de comprar uma TV grande demais para o tamanho da sala.

Realmente, muitas pessoas acham que quanto maior a TV, melhor, mas não é bem assim.

Veja bem…

Se a TV for muito grande para o espaço da sala, a distância entre o telespectador (você) e a TV vai ser pequena, portanto, a definição de imagem não vai ser tão boa quanto se a TV estivesse na distância ideal ou se fosse uma TV no tamanho ideal para a distância que se encontra.

O tamanho médio da TV, deve ser próximo à distância entre quem assiste e a TV, dividido por 5.

Ex: Se há uma distância de 1.5 m (150 cm) de você (acomodado no sofá ou poltrona) até a TV, logo a TV deve ser bem próxima a 30’ (trinta polegadas).

(Conta: 150 dividido por 5 = 30)

E lembre-se de ficar sempre atento às instruções técnicas do fabricante.

Agora uma boa dica sobre TV’s para decoração de sala de estar pequena, é ter preferência sempre por TV’s mais modernas e bem finas, pois isso ajuda a poupar um bom espaço.

Dica Extra: Quando for instalar a TV (ou outros eletroeletrônicos), instale com organização, para que não fique fios e cabos enroscados ou enrolados uns aos outros.

Dica Rápida: Tente esconder os fios dos eletroeletrônicos, pois isso trará a sensação de organização, leveza e modernidade ao local. (Painéis de TV ajudam bastante a resolver esse caso.)

 

08 – Ajuste a TV na altura ideal

Geralmente as racks já vêm na altura ideal para que você possa apenas colocar a TV encima e já poder assistir, mas no caso de alguns painéis de TV, é preciso ter um pouco mais de atenção para não colocar a TV numa altura inadequada.

Para ter mais conforto na hora de assistir TV, é recomendado que ocentro da TV fique aproximadamente 1,20 m de altura do piso, assim ficará no campo de visão ideal para você ou qualquer outra pessoa que estiver assistindo.

 

07 – Coloque a TV no lugar ideal

sala-de-estar-aconhegante-com-decoracao-simples-e-requintada

Outra coisa importante a ser pensada é a localização onde a TV vai ficar.

É preciso ter cuidado para não colocar a TV frente a frente á janelas, varandas, ou qualquer outro lugar onde tenha muita entrada de luz durante o dia, assim evitará reflexos do sol na TV, que pode atrapalhar ao assistir e também pode danificar a TV com o passar do tempo.

Dica Extra: Se sua sala de estar tiver muitas janelas, entradas de luz ou um layout que não permita colocar a TV numa parede onde não bata luz durante o dia, use uma cortina ou persiana para bloquear a entrada de luz.

 

06 – Painel de TV é uma boa!

pequena-sala-de-estar-comprida-com-decoracao-aconchegante

Para aproveitar ainda melhor o espaço de uma sala de estar pequena na hora de fazer a decoração, uma boa dica é usar painel de TV para apoiar a TV, DVD, aparelho de TV, etc… pois o painel de TV ocupa bem menos espaço que uma estante ou rack.

Dica Extra: Para aproveitar ainda mais cada espaço da parede, contrate um marceneiro para criar um painel de TV sob medida para suas necessidades e desejos.

Dica Rápida: Antes de comprar um painel de TV, verifique o modelo da sua televisão para saber se é possível colocar ela suspensa no painel ou somente apoiada, fazendo essa verificação, saberá exatamente qual modelo de painel de TV você deve comprar (Painel de TV para televisão suspensa, ou painel com prateleira pra colocar a televisão encima).

 

05 – Foque em cores mais claras para as paredes

decoracao-de-sala-de-estar-pequena-e-simples1

As melhores cores para as paredes de uma sala de estar pequena, com certeza são as cores claras e neutras, pois elas abrirão o espaço e deixarão o ambiente com aquela sensação de que é maior.

Quando digo cores claras e neutras, a primeira coisa que vem na sua cabeça é a cor branca, não é mesmo?

Mas você não precisa usar obrigatoriamente a cor branca tradicional, pois existem várias outras cores que são claras e neutras, por exemplo:

  • Bege claro
  • Salmão claro
  • Marrom claro
  • Cinza claro
  • Castanho claro
  • Branco gelo
  • Entre outras

Essas cores alem de gerar amplitude ao ambiente, combinam com praticamente tudo.

Dica Extra: Escolha apenas uma cor para pintar as paredes, assim você criará sensação de continuidade nas paredes, gerando amplitude ao cômodo.

Se você gosta de cores vivas, você pode optar em usar cores em tons pastéis como, amarelo pastel, azul pastel…

Mas tome bastante cuidado ao usar cores nas paredes, verifique se as cores vão combinar com os móveis dando o contraste certo.

Uma regra simples para usar cores não neutras nas paredes é esta: Se você usar cores (alguma cor não neutra, como azul, amarelo, vermelho) nas paredes, use móveis em tons neutros, assim evitará criar um ambiente sobrecarregado e desarmonioso, com muita informação.

 

04 – Mantenha a base neutra e brinque com as cores nos objetos

como-decorar-uma-sala-de-estar-pequena

Se você é uma daquelas pessoas que gostam de redecorar o ambiente várias vezes por ano, a grande sacada é deixar a base neutra (parede e móveis), assim você poderá brincar com as cores em objetos, itens e acessórios de decoração sempre que quiser dar uma cara nova ao ambiente.

Deixe os objetos fazer a cena!

Dica Rápida: Use os pequenos detalhes como, vasos, abajur, almofadas, mantas e acessórios para dar o colorido ao espaço.

 

03 – Invista em esquadrias, portas e janelas da mesma cor que a parede

decoracao-para-sala-de-estar-pequena

Usar portas, rodapés, janelas e esquadrias todas da mesma cor, fará com que o ambiente tenha um efeito de continuidade, fazendo assim, o cômodo parecer bem maior.

 

02 – Se livre de portas que não são úteis

decoracao-de-interiores-sala-de-estar-pequena

Se na sua sala de estar tiver alguma porta que praticamente não serve pra nada, elimine ela, assim deixará a passagem mais livre e ganhará mais espaço.

 

01 – Paredes no chão!

pequena-sala-de-estar-decorada-simples

Às vezes fazer algumas modificações na planta da casa pode ser a solução mais inteligente.

Em alguns casos, derrubar paredes que separam a sala de estar de outros cômodos como, sala de jantar, cozinha, ou até um cômodo ao lado que esteja sem uso, pode ser uma ótima solução, que integrará os ambientes, deixará tudo muito mais espaçoso melhorando a utilização dos ambientes.

Dica Extra: Para integrar a sala de estar ou jantar com a cozinha é preciso tomar certos cuidados, como instalar na cozinha uma coifa de qualidade para que a gordura, a fumaça e o cheiro de fritura não passe para os outros cômodos.

Dica Importante: Sempre que for fazer qualquer modificação no projeto da planta da sua casa, contrate um profissional qualificado como um arquiteto ou engenheiro, ele fará o projeto dentro das melhores possibilidades e com bastante segurança, pois se você mesmo ou alguém não qualificado for fazer alterações (como derrubar paredes), pode acontecer de abalar a estrutura da casa e colocar tudo em risco de desmoronamento.

 

Fonte: http://goo.gl/iMdhvd

0
Conversar pelo whatsapp