• Rua Fúlvio Aducci, 736 – Estreito – Florianópolis – SC
  • (48) 3244.6691 / (48) 3348.5119
  • Segunda a Sexta: 9h às 19h / Sábado: 9h às 13h

decoracao-quarto-infantil1

Os quartos são os cômodos mais pessoais e íntimos da casa, afinal eles servem como local de descanso e funcionam quase como um refúgio para seus donos. Pensando nisso, é muito importante que a organização e a decoração do ambiente reflita os hábitos, gostos e a personalidade do proprietário do espaço.

Quando o assunto é quarto infantil não é diferente. Ainda que a criança não tenha preferências bem definidas é essencial que o quarto seja confortável, transmita para a criança o sentimento de segurança e traga referências das atitudes e gostos dela. Não existem regras fixas, mas pensar nos sentimentos que o ambiente irá transmitir é muito importante.

Outro ponto importante sobre a decoração de quartos infantis é romper com os esteriótipos: quarto de menina decorado em rosa e de menino em azul. Novamente, o importante é criar um ambiente harmônico, agradável e útil, onde a criança possa brincar, dormir e passar momentos com segurança e tranquilidade.

Confira diferentes técnicas e ideias para decorar o quarto dos seus filhos de forma criativa, utilizando móveis, cores e outros elementos decorativos de forma adequada. Além das dicas da designer de interiores Ana Lúcia Adriano sobre o tema.

10 ideias para decorar quartos infantis

 

1. Adesivos e pinturas de parede

adesivo-e-pintura1

Uma das formas mais simples de complementar a decoração de um quarto infantil é investir em adesivos de parede e a variedade de estilos e modelos é enorme.

Em quartos infantis algumas opções recorrentes são os adesivos de desenhos animados ou filmes da preferência da criança, de ilustrações com elementos lúdicos (balões, árvores, barcos, mapas, crianças, animais) e os que brilham no escuro (planetas, estrelas, personagens).

Além dos adesivos, adicionar cor ou estampas em uma das parede também contribui para decorar o ambiente. Isso pode ser feito tanto por meio de pinturas na parede, do combo tinta + adesivo ou através do uso de papéis de parede. A dica novamente é investir nos elementos lúdicos e em pinturas que não ocupem todas as paredes, para o ambiente não ficar carregado.

2. Móveis coloridos

moveis-coloridos

É muito importante usar as cores a seu favor e uma forma de fazer isso é inseridas, sem exagero, em pontos estratégicos como os móveis. Um móvel colorido traz alegria ao ambiente e pode ser o ponto principal do quarto e a base para o restante da decoração. A desvantagem de se ter um móvel colorido é a diminuição da vida útil do mesmo, pois a criança pode enjoar da cor escolhida ou atrapalhar mudanças na linha decorativa do cômodo.

Hoje é possível comprar diretamente das lojas móveis de cores não tradicionais, no entanto o preço nem sempre é acessível. Para economizar, uma dica é investir em móveis brancos e depois tingi-los da cor de sua preferência.

3. Móveis úteis e divertidos

moveis-divertidos

Elementos decorativos “2 em 1” são sempre uma boa pedida devido a sua maior utilidade. Atualmente existem no mercado camas em forma de carros, barcos, beliches com saída de escorregador, camas suspensas com cabanas na parte inferior. Se o móvel for útil e ainda trazer diversão para seu filho, os dois lados saem ganhando. Vale o investimento!

4. Quadros e letreiros

quadros-letreiros1

Os quadros são sempre aliados na hora de preencher paredes e espaços como um todo. No caso de quartos infantis eles também caem bem. É preciso atenção na hora de escolher a imagem e o local em que o quadro será colocado.

Com relação a imagem, é possível adicionar quadros com ilustrações de traço suave e temáticas lúdicas. Uma outra opção são os quadros de estampa geométrica, que trazem um toque moderno ao ambiente, assim como os quadros tipográficos (formados por frases). Além disso, porta-retratos também podem decorar e deixar o ambiente mais aconchegante.

Já os letreiros são uma alternativa para fugir do tradicional, podem ser formados por pinturas ou adesivos de parede, letras decorativas, luzes, arames ou String art (criar formas com linhas).

5. Parede tipo quadro negro

quadro-negro

A parede que imita um quadro negro é uma opção decorativa muito legal, pois é acessível, fácil de fazer, serve como brinquedo para a criança e ainda é totalmente personalizável. Para conseguir esse efeito basta comprar a tinta esmalte fosca (que é fácil de encontrar) e aplicar sobre a área desejada. A parede-lousa, no caso de crianças alérgicas à giz, deve ser repensada e vir acompanhada de giz antialérgico .

6. Nichos e prateleiras

nichos2

Os nichos e prateleiras são itens decorativos que servem de suporte para outros elementos da decoração. Nos quartos dos pequenos, trazem um charme especial ao ambiente, sendo normalmente acompanhados de brinquedos, livros, quadros e outras peças decorativas. A variedade de formatos é enorme, basta procurar a que mais se encaixa no projeto idealizado e nas medidas do cômodo.

7. Organizadores

organizadores1

É bastante importante investir em elementos organizadores para que a criança aprenda desde cedo a ser organizada e para que a mãe consiga manter facilmente o quarto em ordem. “Crianças necessitam de facilidades para o aprendizado da organização pessoal”, explica Ana Lúcia.

Como alternativas temos os cachepôs estilizados (existem várias opções de materiais, estampas e cores no mercado), cestos, caixas organizadoras, baús, armários, cômodas, prateleiras e outras formas de armazenamento. A dica é apostar no visual dos elementos organizadores para integrá-los à decoração.

Para facilitar, o armazenamento pode ser categorizado (uma gaveta para cada tipo de brinquedo) por meio de uma identificação escrita ou pela utilização da transparência (caixas organizadoras, gavetas transparentes).

8. Almofadas e pelúcias

almofadas2

Se tem uma peça decorativa que é barata e fica bem em qualquer ambiente, essa com certeza é a almofada. O investimento em almofadas vale muito a pena, pois elas conferem conforto ao ambiente e vêm acompanhadas da possibilidade de manter a espuma e poder trocar somente as capas, aumentando ainda mais o seu custo-benefício.

Em quartos infantis, além do ar aconchegante, as almofadas servem para decorar a cama. Atualmente é possível encontrar no mercado diversos modelos de almofadas que podem ser usadas no quartos dos pequenos: coloridas, com estampas divertidas e inclusive em formatos diferenciados (de bichinhos, coração, cupcakes), que decoram e também servem como brinquedo para as crianças.

Seguindo a linha da almofada, uma outra opção que une conforto, charme e diversão são as pelúcias, que também apresentam uma infinidade de modelos disponíveis, a fim de agradar todo tipo de criança. Uma boa dica é misturar almofadas e pelúcias para se obter um efeito mais moderno, prezando sempre pela harmonia entre as peças.

Um outro ponto muito importante sobre essa opção decorativa é investir em peças hipoalergênicas para evitar o acúmulo de ácaros, a multiplicação de bactérias e fungos e o desenvolvimento de qualquer alergia ou doença respiratória.

9. Cantinhos de leitura

leitura1

O incentivo à leitura é um tema diretamente ligado à infância. Por esse motivo, criar um cantinho de leitura que contenha gibis, livros ilustrados e um espaço confortável para leitura (pufes, cadeiras, mesinha, bancadas) é uma forma legal de facilitar o desenvolvimento do hábito de leitura de seu filho. Além de servir como um espaço de interação entre pais e filhos, onde é possível ler histórias para divertir ou acalmar as crianças, ou ainda acompanhar o aprendizado da leitura delas.

10. Luminárias e pisca-piscas

lumináia

As luminárias também unem funcionalidade e poder decorativo e por isso são ótimos complementos na decoração de quartos. Existem diferentes modelos, tipos e formas de luminária disponíveis para compra, basta escolher a que mais combina com a personalidade da criança e do cômodo.

Uma outra alternativa para criar um detalhe luminoso nos quartos é utilizar os pisca-piscas na decoração, na cabeceira da cama, presos à parede ou sobre a borda de quadros, em bancadas, entre outros itens suspensos.

 

Fonte: http://goo.gl/Yr1i2O

0
Conversar pelo whatsapp