• Rua Fúlvio Aducci, 736 – Estreito – Florianópolis – SC
  • (48) 3244.6691 / (48) 3348.5119
  • Segunda a Sexta: 9h às 19h / Sábado: 9h às 13h

O uso exagerado de enfeites é considerado cafona. Aposte no design clean e contemporâneo

3_armanda_header_03_04

Uma decoração chique não depende apenas de itens caros e materiais nobres. Com bom senso, orientações e os artigos de decoração certos, é possível criar um ambiente sofisticado e de muito bom gosto.

Segundo a arquiteta Andréa Parreira, um design elegante deve conter toques de contemporaneidade e, no geral, ser clean. “Tudo em excesso se torna cafona”, afirma a especialista. Por isso, a primeira regra é dosar a quantidade de acessórios e tomar cuidado para que haja um equilíbrio entre a forma e a função – ou seja, apostar tanto nos artigos decorativos quanto nos funcionais.

Enfeites

“Todos os itens de decoração são permitidos, desde que na quantidade certa”, ensina Andréa. Os tapetes devem ser escolhidos conforme o projeto de decoração do ambiente. Na sala, especificamente, eles devem estar de acordo com o sofá, poltronas e, inclusive, as mesas de apoio. “O ideal é que sejam escolhidos ao mesmo tempo”, sugere.

A arquiteta sugere o uso de vasos na decoração, pois são objetos elegantes, que permitem a extravagância. No entanto, eles não devem ser colocados em quartos, principalmente nos de criança, por serem peças muito frágeis.

Indicação de Andréa para compor uma sala elegante: sofás, poltronas e mesa de centro devem conversar entre si (Divulgação / Andréa Parreira)

Cozinha

Para tornar a decoração da cozinha mais sofisticada, aposte em materiais como o vidro e a madeira. Para os móveis, invista em aço inox e, na bancada, vá de silestone e corian.

Para a cozinha, escolha móveis em aço inox (Shutterstock)

Sala

A sala deve receber um piso requintado, como limestone, mármore ou madeira. “Um truque que traz mais elegância ao ambiente da sala é fazer um forro de gesso elaborado, com detalhes do tipo vão cortineiro ou sanca”, indica Andréa.

Outra indicação é revestir uma das paredes com materiais contemporâneos, como vidro, madeira ou pedra.

Acabamento do teto do tipo sanca (Shutterstock)

Quarto

Aqui, a recomendação é colocar um piso nobre, como a madeira. Também vale a indicação de fazer um forro de gesso no teto com vão cortineiro ou sanca.

A arquiteta sugere piso de madeira para os quartos e forro de gesso no teto com vão cortineiro (Shutterstock)

Banheiro

O banheiro é um dos cômodos que mais revelam o nível de sofisticação do design da casa. Segundo Andréa, o ideal é utilizar mármore e limestone. “Também indico fazer o box até o teto com ferragem de aço inox.”

Azulejo e piso de limestone confere sofisticação ao banheiro (Shutterstock)

Fonte: http://goo.gl/DBV7QC

0
Conversar pelo whatsapp