• Rua Fúlvio Aducci, 736 – Estreito – Florianópolis – SC
  • (48) 3244.6691 / (48) 3348.5119
  • Segunda a Sexta: 9h às 19h / Sábado: 9h às 13h
3_armanda_header_24_04
Além de limpar os tapetes todos os dias, é preciso lavá-los com água e sabão uma vez por semana

Tapetes e carpetes são os melhores amigos dos ácaros. E os piores inimigos de quem tem alergia. É preciso ficar atento à maneira correta de limpá-los, para não tornar a rotina dos alérgicos um pesadelo.

O ideal é que os tapetes e carpetes sejam aspirados todos os dias, diz Márcia Mallozi, coordenadora do ambulatório de alergia do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A alergista recomenda usar um aspirador com filtro d’água. “Quando você usa um aspirador normal, ele puxa o ar de um lado, mas solta do outro. A sujeira invisível volta para o ambiente. Com o com filtro d’água, não. Os ácaros ficam na água”, explica. Márcia desaconselha o uso da vassoura. “Na hora que você varre, a poeira sobe e depois assenta. Em termos de retirada de ácaro, é muito pouco”, diz.

Além de limpar os tapetes todos os dias, é preciso lavá-los com água e sabão uma vez por semana. Também existe o truque caseiro de limpar o tapete com vinagre. “É ácido, tem lá sua função. Mas não é nada muito comprovado”, adverte Marcia. Ela diz que o melhor, neste caso, é usar produtos acaricidas. Mas lembra que eles tem apenas ação superficial, e não substituem a lavagem. O mesmo acontece com a lavagem a seco. “Tira as manchas, mas do ponto de vista de ácaro não adianta”, diz.

A alergista diz que, o ideal, na casa de alérgicos, é não ter carpetes. Se tiver tapete, que seja fácil de retirar e lavar depois. A limpeza correta vai eliminar os micro-organismos, como fungos e ácaros, que afetam pessoas com asma ou rinite alérgica. “Essas pessoas produzem anticorpos que provocam uma série de reações no organismo, como espirro, coriza, obstrução nasal, e coceira”, explica.

Fonte: http://goo.gl/gpBIYM 

0
Conversar pelo whatsapp