Marli Lima Designer de Interiores / homify.com.br
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, cores não são apenas elementos decorativos, elas causam um efeito em nossas experiências sensoriais e emotivas, por isso o ideal é usá-las com cautela na hora de decorar os interiores, podendo assim, desfrutar a energia positiva e a sensação de bem estar. As cores também são responsáveis pelas diferentes percepções que temos ao entrar em um determinado ambiente.
Assim como o nosso comportamento individual como seres humanos pode ser determinado por pequenas sensações no dia a dia, as cores, em determinados ambientes, nos ajudam a determinar o comportamento social mais adequado que devemos adotar.
Já na decoração de interiores as cores também nos afetam, mas de maneira diferente. Veja quais cores são as escolhas certas para a sua casa.
O poder do vermelho
O vermelho é uma cor que além de ser chamativa possui também um poder e aura própria. Essa é uma cor calorosa que para muitos significa o simbolo da paixão. Essa cor é extremamente estimulante, por isso deve ser usada com moderação para não tornar o espaço cansativo. Esse banheiro moderno por exemplo, teve uma combinação ousada e na medida certa. Uma mescla perfeita que tornou o ambiente criativo e original. Vale lembrar que quando utilizado em excesso, o vermelho causa raiva e outros sentimentos negativos.
A pureza do branco
A cor branca é definitivamente uma cor pura que traz a sensação de paz. Ela é ótima para aqueles que gostam de uma coração com um visual clean. O branco também ajuda a aumentar a sensação de amplitude dos ambientes além de proporcionar uma sensação de claridade. Essa cor alivia a tensão e aumenta a calma, porém ambientes completamente brancos podem parecer frios e vazios.
O ideal é decorar com pequenas peças que possuam outras cores para suavizar e alegrar o espaço, criando um equilíbrio nas cores mantendo a energia positiva no lar.
Azul da cor do mar
O azul é uma cor clássica que tem um efeito calmante e também é ótima para dar dimensão e profundidade aos espaços. Os diferentes tons de azul promovem sensações distintas – azul claro ou turquesa nos dá sensação de paz e serenidade. Já o azul royal aumenta a estabilidade, segurança e juventude, sendo esse tom o mais ousado dos azuis, ele promove sensação de liberdade e energia.
No caso do uso de papel de parede, além da cor se pode obter diversas estampas e texturas que exibem a influência dela. Na imagem, as linhas horizontais enriquecem o tom turquesa, tornando o espaço mais sensato e elegante.
Amarelo como o sol
Por falar em amarelo, que tal ousar na cor da cozinha e escolher um amarelo bem vivo para predominar o ambiente? O amarelo é definitivamente um dos tons mais vibrantes que se pode encontrar, esta cor geralmente está associada ao verão, inteligência, alegria e felicidade. É um tom quente que levanta o espírito, pois é normalmente associada à energia solar. Porém, o ideal é não exagerar e procurar um equilíbrio entre a cor amarela e outras mais neutras, pois esse tom pode se tornar cansativo e atrair sensações de stress e inquietação.
A graciosidade do rosa
A cor rosa é automaticamente associada ao sexo feminino, além de ser uma cor profunda. Assim como as demais cores, os diferentes tons de rosa promovem reações e energias diferentes. O rosa claro (ou pastel) é um tom suave e sereno que muitas vezes é a primeira opção para a escolha de decoração de berçário ou quarto infantil para meninas. O rosa choque é um tom ousado, íntimo e divertido; uma cor eclética que geralmente se associa à moda e ao atrevimento.
No geral, o rosa é um tom positivo mas em excesso pode ser cansativo e um tanto extravagante. Como se pode ver há várias maneiras de colorir com decoração usando tons ousados, mas sem exagero produzindo a energia ideal para cada personalidade e espaço.
Fonte: https://goo.gl/fzOMZi