• Rua Fúlvio Aducci, 736 – Estreito – Florianópolis – SC
  • (48) 3244.6691 / (48) 3348.5119
  • Segunda a Sexta: 9h às 19h / Sábado: 9h às 13h

3_armanda_header_24_out

Para muitos pais, a tarefa pode ser quase impossível: manter o quarto do filho em ordem. No entanto, arquitetos dão dicas fáceis para deixar a organização do espaço mais prática e, nem por isso, menos bonita.

O maior problema quando o assunto é o cômodo dos pequenos diz respeito ao local para guardar os brinquedos. Ao mesmo tempo em que é necessário tê-los à mão, para que a criança possa se divertir, é preciso manter o mínimo de arrumação. Caso contrário, a mãe fatalmente terá um colapso com tanta bagunça.

De acordo o escritório de design e arquitetura Rocha Andrade, de São Paulo, a melhor saída é a utilização de nichos e caixas, deixando apenas alguns brinquedos ou enfeites à mostra. Além disso, os objetos de uso diário devem ser colocados em caixas com rodízios de cores diferenciadas.

Segundo os profissionais, além de ser prático para se ter acesso a todos os brinquedos, as cores a ajudam a encontrar determinado objeto. E na hora da arrumação fica tudo mais fácil.

Quando o assunto é o piso, os especialistas indicam o de madeira e, para tornar o local mais aconchegante, é possível investir em um tapete antialérgico. Ambos facilitam a limpeza e deixam o quarto confortável. Outra boa alternativa é o material vinílico, uma manta fácil de colocar e tirar, ou o aviflex, um material emborrachado.

A arquiteta Vanessa Trad, de São Paulo, diz que o segredo é investir em móveis multiuso, como cama que tenham gavetas ou baús na parte de baixo, e escrivaninhas com rodas. De uma forma geral, peças que possam ser utilizadas para mais de uma finalidade.

Para guardar as roupas, gaveteiros com frente em acrílico facilitam na hora de a criança diferenciar cada roupa. No caso dos armários, é importante escolher um modelo que possa ser utilizado por alguns anos, sem muitos detalhes, ou alguns que possam ser retirados facilmente quando o dono do quarto crescer.

Outra boa dica quando o filho passa para a fase escolar é pensar em um canto para estudos. “O melhor é fazer escrivaninhas adaptadas ao tamanho da criança, com cerca de 50 cm de altura, com muitas gavetas e compartimentos que possam ser fechados para que ela possa guardar todas as suas coisas”, disse a arquiteta Vanessa Trad.

Não se esqueça que o ambiente deve ter uma boa iluminação, com cadeira confortável, nichos projetados na bancada para organizar lápis e canetas, porta-trecos coloridos de acordo com o gosto do filho e prateleiras sobre a mesa, para ter fácil acesso a livros e cadernos de uso frequente. Assim fica muito mais fácil ter o quarto em ordem.

Fonte: http://goo.gl/wWsjaQ

0
Conversar pelo whatsapp