• Rua Fúlvio Aducci, 736 – Estreito – Florianópolis – SC
  • (48) 3244.6691 / (48) 3348.5119
  • Segunda a Sexta: 9h às 19h / Sábado: 9h às 13h

Ao decorar uma casa, o morador precisa fazer várias escolhas e uma delas é como deixar as paredes em harmonia com o restante do lar. Devo usar papel de parede, adesivo ou os dois? Saiba como aproveitar o melhor desses materiais.

Segundo a designer de interiores Adriana Baccari, a indústria investe alto nesse segmento e as novidades não param de chegar. Os papéis de parede estão entre o suprassumo dos revestimentos em termos de tecnologia e beleza. “Eles são um excelente recurso para uma decoração personalizada e a renovação de ambientes”, diz.

Os adesivos também desempenham a mesma função e podem variar de uma versão mais simplificada a um painel fotográfico de grande dimensão. “Ambos fazem a diferença em uma decoração personalizada. Com opções elaboradas e diversificadas em termos de qualidade, beleza e formato”, afirma.

Um recurso usado pela designer é o painel decowall, que combina a beleza e a versatilidade do papel de parede com o despojamento e facilidade de instalação dos adesivos. “Por serem vinilizados (como se fosse plastificado), podem receber um pano úmido na manutenção, é um misto de adesivo e papel de parede de alta performance e vem em diversas gramaturas”.

Adriana explica que os preços nem sempre são os menores no material de qualidade. “Pois há o produto chinês, o nacional e o europeu. Bem como essas versões que misturam as duas soluções, produzindo revestimentos com maior resistência e que podem ser utilizados em áreas úmidas, como um lavabo, desde que sem contato direto com vapor e água”.

Cuidados

A vendedora da loja de decoração Spazio Adriana dos Santos, conta que os papéis de parede são vendidos em rolos que, geralmente, têm 50 cm de largura e 10 metros de comprimento. “A instalação é feita por faixas. O montador usa a cola no papel e fixa na parede. Se for estampado, ele vai casando os desenhos”.

Segundo ela, o inimigo número um do papel de parede é a infiltração. Tinta de caneta não sai em papéis de parede. Sobre a qualidade, a vendedora destaca os produtos importados, que possuem durabilidade e preço superiores aos nacionais.

Para a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Salesiana Marialva Bernardo, a primeira atitude é definir o local onde vai ficar o papel de parede. Em seguida, buscar as características (modo de aplicar e limpar) do material utilizado e, por último, a beleza. Uma dica da professora é colar um papel em cima do outro quando você enjoar da decoração.

Veja algumas dicas:

– Para que o papel de parede ou adesivo tenha um bom efeito final, é importante que a parede que vai recebê-lo esteja limpa, lisa e livre de imperfeições, rachaduras ou furos de prego. Se necessário, aplique massa ou gesso, lixe e passe uma demão de tinta

– Tanto em papéis de parede como em adesivos em grandes formatos, a qualidade e experiência do aplicador garante o resultado final. Então, cuidado para não por tudo a perder tentando o faça você mesmo

– Em uma obra o papel de parede deve ser o último item a ser aplicado, pois se trata de um produto sensível e delicado

– Adesivos pequenos e médios com motivos alegres ou de humor também são ótimas opções.Podem ser aplicados em um canto ou parede estratégica, preenchendo um espaço vazio ou em áreas de passagem

– Aplicações em mobiliário e eletrodoméstico também são interessantes e podem dar um excelente resultado dependendo da proposta

– No caso de adesivos menores, atenção a proporção do mesmo com o ambiente

– As cores do adesivo ou do papel de parede devem estar em harmonia com o restante do espaço

– Em termos gerais, papel de parede e adesivos podem ser utilizados em qualquer ambiente interno, desde que respeitadas as condições de preparo da superfície de aplicação e as orientações do fabricante

– O Hall é um excelente local para grandes ousadias

– Cuidado para não instalar adesivos e papéis em áreas que recebam incidência direta do sol, para os mesmos não desbotarem/descascarem, ou soltar da parede.
Fonte: http://goo.gl/UktjhO

 

0
Conversar pelo whatsapp